Últimos dias para envio de contribuições para Anexo ao Caderno de Textos

As Seções Sindicais e os sindicalizados do ANDES-SN têm até a próxima segunda-feira (27) para encaminhar as contribuições que irão compor o anexo ao Caderno de Textos do 33º Congresso do Sindicato Nacional, que será realizado em São Luís (MA), entre 10 e 15 de fevereiro. O anexo será divulgado no dia 30 de janeiro, sexta-feira. 

“O Congresso será um momento rico de análise da conjuntura que está posta e daquilo que está por vir em 2014”, afirma o secretário-geral do ANDES-SN, Márcio de Oliveira, ao observar os acontecimentos de 2013, marcado pelas manifestações em todo o país, e os previstos para este ano, como a copa do mundo e as eleições. 

Márcio explica que, pelo fato de o ANDES-SN ser uma organização sindical criada por local de trabalho e possuir uma estrutura horizontal, “a participação dos docentes no Congresso é a mais importante que existe para a vida do Sindicato, é momento em que acontecem as grandes decisões e deliberações”. “É no Congresso que surgem as linhas de ações que irão comandar nossas atividades ao longo do ano e o ponto de partida da jornada do ano, neste caso, 2014”, acrescenta. O diretor do ANDES-SN ressalta ainda que “o Congresso deve ser cuidadosamente preparado, executado e vivido pelos professores, por ser o acertar da estrutura horizontal, forte, e exemplo de organização sindical para o conjunto dos trabalhadores”. 

Credenciamento prévio

Os delegados e observadores ao 33º Congresso têm até 7 de fevereiro para fazer o credenciamento prévio, iniciado em 3 de dezembro de 2013, conforme a Circular nº 215/13 (confira), a fim de facilitar o processo de inscrição nos eventos nacionais do ANDES-SN. Durante o 33º Congresso, o credenciamento será realizado no dia 10 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 20h. 

Pelo menos um representante de cada Seção Sindical ou Secretaria Regional, credenciada previamente, deverá comparecer à Secretaria do 33º Congresso, também no dia 10, para confirmar, ou não, a presença dos delegados e observadores. Esta confirmação é essencial para que o credenciamento se efetive.

Congresso

O 33º Congresso do ANDES-SN foi convocado em outubro de 2013 e é organizado pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), Seção Sindical do ANDES-SN, conforme deliberação do 32º Congresso, realizado em março deste ano, no Rio de Janeiro. Instância máxima de deliberação da categoria, o evento terá como tema central: ANDES-SN na defesa dos direitos dos trabalhadores: organização docente e integração nas lutas sociais.

Fonte: ANDES-SN