Dia Nacional de Luta: Forte mobilização arranca reunião com Codes e deputados

 

 

Com palavras de ordem e intervenções culturais, cerca de 300 docentes, técnicos e estudantes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) protestaram contra a crise orçamentária e por no mínimo 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das instituições na Assembleia Legislativa na quarta (28). Após reunião entre a comissão representativa das três categorias com o presidente da Assembleia Legislativa e o líder do governo, o Movimento seguiu em passeata para a Secretaria de Educação, que o recebeu de portas fechadas. Após tensionamento, o coordenador do Desenvolvimento do Ensino Superior, Nildon Pitombo, recebeu a comissão, que denunciou os problemas enfrentados pelas Universidades. Uma nova reunião entre docentes, técnicos, estudantes e o governo foi agendada para o dia 17 de junho.

 

Mobilização na ALBA

A quarta (28) iniciou com luta por mais recursos para as Ueba. Por volta das 9h docentes, estudantes e técnicos das quatro Universidades Estaduais lotaram a entrada da Assembleia Legislativa para reivindicar melhores condições de trabalho e estudo. A partir de paródias, o Movimento cobrou mais verbas na educação e menos para a Copa. 

 

Devido à falta de recursos, as Universidades têm atravessado por uma grave crise financeira, refletida na falta de professores, infraestrutura inadequada, negação de direitos trabalhistas e precarização das condições de trabalho e estudo. Na Uesb, por exemplo, é necessária a contratação de 218 professores para atender à demanda gerada no ano passado e em 2014. Além desses problemas, neste ano o governo reduziu em quase 12 milhões as verbas de investimento e custeio, o que pode inviabilizar o funcionamento adequado das Universidades ainda em 2014. Outro exemplo da gravidade da situação é a suspensão do serviço de telefonia na Uefs por falta de pagamento do governo do Estado. 

 

Reunião com deputados

Uma comissão formada por representantes das três categorias de cada Universidade Estadual se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, e o líder do governo, Deputado José Neto, para cobrar ampliação do orçamento, aprovação do projeto de lei para a desvinculação de vagas por classe e revogação da lei 7176/97. Problemas no atraso de bolsas, pagamento de fornecedores e falta de infraestrutura foram abordados. A representação dos estudantes da Uesb foi feita pelo Centro Acadêmico de Pedagogia do campus de Itapetinga, já que o DCE não esteve presente na manifestação. 

Mesmo sendo eleitos para representar e defender os interesses do povo, os deputados durante toda reunião blindaram o governo da responsabilidade para com as Universidades Estaduais. O presidente da Assembleia chegou a dizer que “somos um Estado pobre” e que “é para isso que servem as coisas, para serem consertadas”, como forma de justificar a situação precária das Ueba. Já o líder do governo se valeu mais uma vez dos números absolutos do histórico do orçamento para questionar a reivindicação do Movimento. 

Em contraponto aos argumentos do governo, o coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb, Marcos Tavares, afirmou que de fato o orçamento total das Ueba têm crescido. Entretanto, mais de 80% dos valores anuais são destinados à folha de pessoal, que devido às fortes lutas dos sindicatos têm alcançado vitórias ao longo dos anos. Mesmo com a expansão das Universidades, as verbas para investimento e manutenção não tem acompanhado tal crescimento. Situação responsável pelos transtornos enfrentados por toda comunidade acadêmica. O coordenador também pontuou que é preciso que o governo abandone o discurso conveniente da falta de recursos e priorize realmente a educação. 

Protesto na SEC

Por volta das 15h o Movimento iniciou uma passeata em direção à Secretaria de Educação para cobrar medidas efetivas para sanar os problemas orçamentários das Universidades. Para indignação dos presentes, as portas da Secretaria foram fechadas para impedir que o Movimento entrasse no prédio.

  

Após forte tensionamento, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, que havia anunciado anteriormente ao Fórum das ADs que não se reuniria com o Movimento na quarta, se viu obrigado a receber os representantes. Durante a reunião, a integrante do CA de Pedagogia do campus de Itapetinga, Paula Santos, denunciou os recorrentes atrasos no pagamento das bolsas e as diversas obras inacabadas da instituição. O Movimento Docente voltou a cobrar agilidade na tramitação do PL da desvinculação de vagas por classe, nos termos presentes na minuta aprovada pelos reitores, professores e Codes. Além disso, o Fórum das ADs também reivindicou o pagamento imediato dos direitos docentes como promoções e progressões. 

Depois de escutar sobre problemas das mais diversas ordens das quatro Universidades, o coordenador da Codes não propôs nenhuma ação efetiva para sanar as dificuldades. Deixou claro que não há tempo hábil para resolver a maior parte das questões, por conta do período eleitoral. Ainda de acordo com Pitombo, mesmo que houvesse tempo, não existiriam recursos financeiros para tais finalidades. No entanto, solicitou que as Universidades (reitoria e/ou  departamentos) encaminhem um documento que relatem sobre os atrasos nos pagamentos das bolsas. A comissão solicitou que o secretário de educação, Osvaldo Barreto, esteja presente na próxima reunião, que será realizada no dia 17 de junho. 

Clipagem

http://globotv.globo.com/rede-bahia/bahia-meio-dia-salvador/v/professores-e-servidores-das-universidades-estaduais-baianas-fazem-paralisacao/3377033/

https://www.youtube.com/watch?v=4c5Yohhgnt4&feature=youtu.be

http://www.bahianoticias.com.br/noticia/155006-professores-de-universidades-estaduais-param-atividades-nesta-quarta.html

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/universidades-estaduais-paralisam-atividades-nesta-quarta-feira-28/?cHash=940405ab10776bbe4b3b94317ad2bfe4

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/professores-de-universidades-estaduais-paralisam-atividades-amanha/?cHash=421bc420bf882b5805a893968dc5a285

http://www.blogdaresenhageral.com.br/uesb-sem-aulas-na-quarta-feira-28/

http://www.blogdoanderson.com/2014/05/27/bahia-professores-de-universidades-estaduais-paralisam-atividades-nesta-quarta-feira/

http://www.blogdodigadiga.com.br/v1/2014/05/27/docentes-da-uesb-realizam-protesto-na-assembleia-legislativa-amanha-28/

http://www.gicult.com.br/noticias/3488-docentes-da-uesb-realizam-protesto-na-assembleia-legislativa-no-dia-28-de-maio.html