Dia Nacional de Luta é marcado por debate sobre PNE e mercantilização da educação
O PNE foi apontado como instrumento de mercantilização da educação em todo o país

Marcando o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, realizado na ultima terça (28), a Adusb organizou um debate com o tema “Mercantilização da Educação e Plano Nacional de Educação (PNE)”. O evento contou com a presença do diretor do Andes-SN e professor da UFPEL, Giovanni Frizzo. Com ampla participação da comunidade acadêmica, Frizzo discutiu o cenário da luta pela educação nos últimos anos, a defasagem salarial nas Universidades, descumprimento da Lei do Piso, dentre outros aspectos da política de sucateamento da educação pública.

O PNE foi apontado como instrumento de mercantilização da educação em todo o país, através do investimento público no setor privado, ampliando a precarização da educação. Para Frizzo, “a discussão sobre mercantilização e privatização da educação atinge um patamar cada vez mais intensificado nos últimos anos, tendo em vista uma serie de programas governamentais que tem jogado enorme quantidade de recursos públicos nas empresas privadas da educação”. Intensificação e péssimas condições de trabalho, bem como o adoecimento docente foram considerados como alguns dos reflexos do caráter produtivista presentes no atual Plano Nacional de Educação.

Desse modo, o Dia Nacional de Luta foi afirmado como um ato importante para a reafirmação do compromisso político dos setores que defendem a educação pública contra o caráter privatista do PNE governamental. A atividade foi um dos desdobramentos do Encontro Nacional de Educação, realizado em agosto deste ano, no Rio de Janeiro. Dentre as reivindicações nacionais estão o investimento de 10% do PIB para Educação Pública Já! e um PNE que defenda os interesses da classe trabalhadora. Na Bahia, além da pauta nacional, o Movimento Docente defendeu a destinação de 7% da receita líquida de impostos para as Universidades Estaduais e denunciou a previsão do governo de redução no orçamento de 2015.