Fórum dos Reitores denuncia crise financeira nas Universidades Estaduais da Bahia

Cansados com o descaso do governo estadual da Bahia com a educação pública de ensino, o Fórum dos Reitores divulgou uma carta na segunda-feira (03) em que denuncia a grave crise financeira das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). O documento foi repassado ao Movimento Docente (MD) em reunião realizada, no mesmo dia, entre o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs) e reitores. 

Direcionada ao governador atual Jaques Wagner (PT-BA), e ao eleito Rui Costa (PT); ao secretário da Educação, Osvaldo Barreto; e ao líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Neto (PT), o texto ressalta a crise orçamentária de 2014 e a necessidade de suplementação para este ano, assim como o agravamento do problema para 2015. 

Os reitores reivindicam, junto com o Fórum das ADs, a ampliação da cota orçamentária para não comprometer as atividades acadêmicas, com o aumento do repasse orçamentário as Ueba de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) às universidades estaduais.

Os reitores José Bites (Uneb), José Carlos Santana (Uefs), Adélia Pinheiro (Uesc) e Paulo Roberto Santos (Uesb) afirmam no documento que, de 2006 a 2013, as Ueba cresceram tanto quantitativamente quanto qualitativamente, com expansão nas atividades administrativas e também em ensino, pesquisa e extensão.  A partir de 2013, agindo na contramão do crescimento das universidades, o governo estadual passou a diminuir o orçamento destinado à manutenção e investimento, o que coloca em crise a sustentabilidade das Ueba. Somente neste ano foram cortados R$ 14 milhões das estaduais. Depois de muita luta, greve de advertência e a ocupação da Assembleia Legislativa por três dias, em setembro, os professores conquistaram a reposição de R$ 7,8 milhões, o que não chegou nem a minimizar a crise. 

Segundo o coordenador do Fórum dos Reitores, José Carlos Santana, para 2015, a previsão é que 85% dos recursos das universidades estaduais estarão comprometidos com as demandas do setor pessoal. Uma das preocupações é que em pouco tempo as Ueba entrem no mesmo colapso financeiro enfrentado atualmente pela USP. 

Para a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) – Seção Sindical do ANDES-SN, a unificação da luta entre docentes, reitores, técnicos e estudantes, por maior orçamento as Ueba, poderá defender com mais vigor as universidades estaduais contra o descaso do governo estadual.   

Confira a carta aqui 

*Com edição do ANDES-SN

**Foto: Aduneb SSind

Fonte: Aduneb Seção Sindical