Movimento ocupa reitoria da Uece e cobra concurso para docentes nos campi do interior
Imagem de Sinduece SSind

Professores e estudantes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) ocuparam a reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na tarde de segunda-feira (26), após a tentativa de diálogo com o reitor sobre a má distribuição das 120 vagas de concurso público para professores efetivos na instituição.  A abertura de concurso público nas universidades estaduais do Ceará é um dos frutos do acordo firmado entre o movimento docente e o governo do estado, que resultou na suspensão da greve, de quase quatro meses, protagonizada pelos professores da Uece, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

“A distribuição interna dessas vagas, feita pela reitoria, desagradou profundamente essas duas faculdades do interior. Eles se sentem injustiçados com essa distribuição, reclamam que os cursos da capital estão sendo privilegiados e eles estão sendo preteridos”, diz Epitácio Macário, 2º vice-presidente do ANDES-SN. Na Feclesc, em Quixadá, funcionam 8 cursos de graduação e na Fecli, em Iguatu, são 5 cursos de graduação, porém a reitoria disponibilizou apenas 2 e 10 vagas, respectivamente. 

Macário afirmou que na assembleia, que suspendeu a greve e aprovou a manutenção do estado de greve, foi deliberado que a Sinduece - Seção Sindical do ANDES-SN na Uece acompanharia a distribuição das vagas para evitar justamente essa situação. “Isso mexe na política interna. Já foram prometidas as vagas para determinados centros e faculdades, que têm um poder grande perante a reitoria e, agora, fica difícil a reitoria voltar atrás, porque tem que mexer nesses nichos de poder interno”, explica.

Segundo o 2º vice-presidente do Sindicato Nacional, a Sinduece SSind continuará com o apoio logístico, financeiro e jurídico aos professores e estudantes, e no acompanhamento das negociações com o reitor, que prometeu se reunir nesta terça-feira (27) com os diretores dos campi da capital e do interior para ver a possibilidade de renegociação de algumas vagas.

Saiba mais:

Após Uece, UVA e Urca decidem suspender greve

Fonte: Andes-SN