Movimento grevista se intensifica nas Universidades Estaduais da Bahia
Professores(as) de Vitória da Conquista em luta

As Universidades Estaduais da Bahia estão em greve pela defesa da educação pública e pelo respeito aos direitos trabalhistas. Diversas atividades marcaram a primeira semana de suspensão de atividades dos(as) professores(as).

Uesb

A categoria realizou um ato com trancamento dos portões, na quarta-feira (13), marcando o início da greve. A mobilização foi realizada nos três campi e contou com a presença dos estudantes e da imprensa local. O Comando de Greve esteve reunido nos dias 13 e 14 de maio para planejamento da agenda de atividades do mês.

Saiba mais sobre as reuniões do Comando de Greve.

Técnico-administrativos também paralisaram suas atividades durante a semana. Os(As) servidores(as) também realizaram protesto, na quinta (14), no terminal de ônibus da Lauro de Freitas, em Vitória da Conquista. O Movimento reivindica respeito aos direitos trabalhistas, ampliação do número do quadro de vagas e 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades.

Veja as fotos de Jequié, Conquista e Itapetinga.

Uneb

Os(As) professores(as) promoveram ato com trancamento dos portões, panfletagens, aulas públicas, cafés da manhã, oficinas de cartazes e concederam entrevistas. Em uma demonstração de unidade na luta, os(as) estudantes do campus I (Salvador) decretaram greve por tempo indeterminado na segunda-feira (11).

Uesc

Desde a quarta (13), a Adusc tem realizado cafés-da manha para marcar o início da mobilização. Uma reunião com docentes, técnicos(as) e estudantes ocorreu na quinta (14) para discutir a greve. O orçamento destinado às Universidades Estaduais foi tema de aula pública nessa sexta (15).

Uefs

A semana foi de intensa mobilização na Universidade Estadual de Feira de Santana. Na segunda (11), professores(as) realizaram ato no Pórtico da UEFS. O ato contou com a panfletagem de uma nota que explica os motivos da greve e como os cortes orçamentários das universidades impactam a sociedade feirense. Os(As) servidores (as) técnico-administrativos paralisaram as suas atividades na terça (12) em defesa da carreira da categoria e do aumento do orçamento das universidades. Na quarta-feira (13), os estudantes da UEFS realizaram mobilização em frente à Prefeitura da cidade.

Ato em Salvador

O Movimento Docente convoca a comunidade acadêmica das quatro Universidades Estaduais a participar do ato público em Salvador no dia 19 de maio. Na ocasião, professores(as), estudantes e técnicos(as) farão o enterro simbólico do governador Rui Costa, que insiste em implantar uma política de sucateamento das Instituições.

Para participar, basta entrar em contato com as secretarias da Adusb dos seus respectivos campi, até segunda 9h, por e-mail ou telefone: Itapetinga (77-3261 6277, 77-3261 8681), Jequié (73-3527 4704), Vit. da Conquista (77-3424 1035)
adusbsecretaria@gmail.com