Fórum das ADs cobra audiência com o Secretário de Educação
Foto: Ascom Aduneb

O Fórum das ADs voltou a protocolar solicitação de audiência com o Secretário de Educação da Bahia no dia 30 de junho. O objetivo é romper com o silêncio do governo Rui Costa (PT) que não responde à pauta de reivindicações da categoria protocolada em dezembro de 2015. O governo tem se mostrado intransigente e se recusa a negociar com a categoria. Enquanto isso, direitos trabalhistas são desrespeitados e os problemas orçamentários das Universidades se agravam.    

Confira o ofício protocolado.

 “Consideramos a grave crise política e econômica pela qual passa o país e entendemos que as medidas anunciadas pelo governo federal interino colocam em risco todo um patrimônio de direitos adquiridos na Constituição Federal de 1988, sendo que a educação superior pública e gratuita de qualidade é uma das conquistas do povo baiano e brasileiro”, afirma o documento do Fórum das ADs.  

Diante dessa realidade de ataques, é preciso avançar nas mobilizações. A história mostra que as negociações avançam apenas com a pressão dos professores e das professoras. A unidade com o funcionalismo público baiano também é fundamental para arrancar o pagamento integral da reposição inflacionária, barrar a PEC 241 e o PLP 257.

A Adusb tem participado da articulação da greve geral do serviço público junto ao Fórum das ADs e da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB). No dia 7 de julho, os professores e as professoras da Uesb avaliarão o indicativo de greve geral em assembleia, a ser realizada no campus de Vitória da Conquista. Os sindicatos que fazem parte da base da FETRAB discutirão o indicativo até o dia 20 de julho.

Fortaleça a luta pelos direitos trabalhistas e as Universidades Estaduais da Bahia.

Juntos somos fortes!