
As centrais sindicais convocaram para 10 de agosto o “Dia do Basta”, que contará com mobilizações em todos os Estados contra os ataques à previdência e aos direitos trabalhistas. A assembleia da Adusb, a ser realizada na quinta-feira (2), no campus de Jequié, a categoria docente da Uesb discutirá os encaminhamentos para participação na atividade nacional.
Veja o edital de convocação da assembleia.
Representantes das nove centrais sindicais brasileiras e de vários sindicatos presentes falaram sobre como está a organização nos estados e regiões e as informações dão conta de que o dia 10 de agosto tem tudo para ser uma grande data de mobilização em todo o país. Metalúrgicos, rodoviários, papeleiros, metroviários, servidores públicos eram algumas das categorias presentes.
Plenárias estão sendo realizadas nos estados para preparar os protestos que ocorrerão neste dia, que deverá contar com paralisações e atrasos nos locais de trabalho, manifestações e atos públicos.
CSP-Conlutas nos Estados
As regionais da CSP-Conlutas nos Estados também já estão organizando plenárias e reuniões para organizar o dia 10.
Em Minas Gerais, a Federação Metalúrgica aprovou a participação neste dia de luta. No Rio de Janeiro, uma plenária unificada da CSP-Conlutas juntamente com as centrais sindicais definiu por iniciar o dia com mobilizações nas categorias e realizar um ato na Praça XV.
Em Santa Catarina, já foi realizada reunião unificada das centrais que reafirmaram os eixos nacionais deste dia de luta, que é em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. Panfletagens foram marcadas e uma nova reunião definirá as categorias onde haverá mobilização.
Em regionais, como Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, entre outras, plenárias também estão marcadas para organizar a data.
“Temos importantes categorias em campanha salarial neste segundo semestre, como os trabalhadores dos Correios, bancários, servidores públicos, metalúrgicos, petroleiros. Os trabalhadores estão se mobilizando para garantir seus direitos. O dia 10 é um momento em que podemos, inclusive, unificar e fortalecer todas as lutas para dar um basta aos ataques dos governos e patrões”, afirmou Altino Prazeres, da CSP-Conlutas SP.
Fonte: CSP-Conlutas com edição da Adusb