GTPE convida entidades para reunião no dia 29 de agosto

O Grupo de Trabalho de Política Educacional da Adusb (GTPE) fará reunião dia 29 de agosto, na sede da Adusb em Vitória da Conquista, para articulação do Comitê Local em Defesa da Educação Pública. Além desse tema, será pautada a construção do III Encontro Nacional de Educação (ENE) e suas etapas regionais. Professoras e professores da Uesb, sindicatos, movimentos populares e sociais estão convidados a participar.

O Comitê em Defesa da Educação Pública é um importante espaço de articulação, que reúne diferentes lutadores e lutadores sociais das mais diversas categorias, criado a partir dos encaminhamentos do I Encontro Nacional de Educação.

Uma das críticas apontadas pelo Comitê está relacionada ao texto aprovado do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014, que favorece claramente a mercantilização da educação no Brasil. O plano, que vigorará até 2024, permite grandes investimentos ao capital privado, em detrimento do desenvolvimento do setor público. Isso porque o PNE aprovado usa dinheiro público para a compra de vagas em instituições privadas, nacionais ou estrangeiras, em todos os níveis da educação. Enquanto isso, a educação pública sofre com seus recursos insuficientes.