Assembleia atualiza pauta interna e reforça necessidade da luta e da unidade no Fórum das ADs
Imagem: Google

Pauta Estadual

A assembleia debateu a conjuntura estadual. As políticas do governo Rui Costa de arrocho salarial, ataques aos direitos trabalhistas e de arrocho orçamentário foram destaques nas falas. Já são quase quatro anos de salários congelados. Centenas de docentes, só na UESB, estão em filas com seus direitos à promoção e mudança de regime de trabalho negados pelo governo estadual. O contingenciamento no orçamento das Universidades Estaduais já chega a 60% em algumas rubricas (veja mais sobre o orçamento aqui). A assembleia reafirmou a necessidade da luta e não descartou a possibilidade de uma greve, instrumento de luta legítimo da classe trabalhadora, que deve ser construída em unidade no Fórum das ADs. Também ficou indicada a necessidade uma paralisação conjunta da categoria docente nas quatro universidades, com data a ser construída no Fórum das ADs.

Atualização da pauta interna

A assembleia também concluiu a atualização da pauta interna, finalizando os trabalhos iniciados na assembleia anterior. Foram incluídos pontos referentes à defesa do direito à licença sabática (Saiba mais sobre a licença sabática) e as lutas contra os cortes orçamentários e as opressões e o assédio.A diretoria da Adusb irá encaminhar a pauta interna para a reitoria para que a mesma se manifeste sobre os pontos. Uma nova assembleia será marcada para avaliar o posicionamento da reitoria sobre a pauta.

Veja a pauta atualizada aqui.

Solidariedade de classe

Em assembleia no campus de Itapetinga, no último dia 11 de setembro, professoras e professores da UESB autorizaram a doação no valor de R$ 10.000,00 para o fundo de solidariedade do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP). Cerca de 400 servidores, entre professores e monitores, foram punidos com o corte de salário pelo prefeito de Vitória da Conquista. Eles participaram de 20 dias de greve da categoria no mês de agosto em defesa de seus direitos.

Alvos da atitude arbitrária do prefeito de Vitória da Conquista, já que a greve sequer foi considerada ilegal pela Justiça, os servidores municipais passam por dificuldades financeiras. A doação para o fundo de solidariedade, que será dividido entre os servidores prejudicados pelo corte, foi uma decisão pautada na compreensão e unidade na luta com os companheiros servidores municipais.

Recomposição da representação docente nos Conselhos de Campus e do SURTE

A assembleia atualizou as representações docentes nos Conselhos de Campi e no Sistema Uesb de Rádio e TV (Surte).

No Conselho de Campus de Itapetinga, além dos nomes já indicados em assembleias anteriores, foi adicionado o professor Jânio Benevides Melo (DCEN – Itapetinga).

Para a representação docente do campus de Itapetinga no Conselho do SURTE foi indicada a profa. Soraya Mendes Adorno (DCEN).

Veja a composição dos Conselhos de Campus

Recomposição dos GTs da Adusb

O professor Jânio Benevides Melo passou a integrar do GTPAUA e do GTPCEGDS. A professora Soraya Mendes Adorno comporá o GTPFS.

Veja a composição dos GTs 

GT de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA)

GT de Política de Classe, Etnicoraciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS)

GT de Política de Formação Sindical (GTPFS)

Participação no XVI Encontro Nacional das IEES e IMES

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro ocorrerá na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ o XVI Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN. Sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (ADUENF), o encontro debaterá os temas: Previdência, Carreira, Salário e Financiamento Públicos. O professor Alexandre Galvão Carvalho e a professora Andréa Gomes foram indicados para representar a Adusb no Encontro.

Participação no Curso Nacional de Formação Política e Sindical do Andes – SN 2018

A professora Soraya Mendes Adorno foi indicada pela assembleia para participar do Curso Nacional de Formação Política e Sindical do Andes – SN que acontecerá em Salvador nos próximos dias 14,15 e 16 de setembro. Com o tema “Universidade, trabalho e movimento docente” o curso, que teve sua primeira edição em 2016, tem como principal objetivo a formação política dos sindicalizados(as).

Regimento de uso dos auditórios da Adusb

Foi aprovado, por unanimidade, a realização de três reuniões setoriais não deliberativas, uma em cada campus, para receber propostas de textos para o regimento de uso dos auditórios da Adusb.