Assembleia docente discute conjuntura e ações para o próximo ano

Os docentes da UESB reunidos em Assembleia no dia 20 de novembro na sede da Adusb, campus de Jequié, reafirmaram a disposição para a luta em defesa dos seus direitos trabalhistas e de uma educação de qualidade.

O sucateamento dos serviços públicos e os ataques aos direitos trabalhistas foram pontos de discussão. Em recente decisão por decreto, o governador Rui Costa de forma autoritária e ilegal condicionou o afastamento de uma docente para realizar pós-graduação a suspensão de seu salário. Um desrespeito à legislação e impedimento a qualificação docente.

Veja matéria

A questão salarial foi amplamente debatida. Segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a categoria docente vive o maior arrocho salarial dos últimos vinte anos. Para recompor a perda salarial correspondente, o reajuste mínimo necessário já está em 25%, um quarto do salário.  Diante disso, mesmo com o MD sempre aberto ao diálogo, buscando inclusive mediações, o governo mais uma vez adotou uma posição intransigente. Já contam 315 dias de negativa do governo estadual em negociar as reivindicações do Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA).

Para o próximo ano os instrumentos de luta da categoria, mobilizações, atos, campanhas de denúncia e greve serão intensificados. Pois, a história do MD mostra a importância da luta para suas conquistas e avanços. Assim, a unidade da categoria é essencial no enfrentamento aos desmandos dos governos e na resistência para garantia de direitos e por uma educação pública de qualidade e para todos.

Afinal, só a luta muda a vida.