Servidores ocupam plenário da Alba e adiam votação do aumento da previdência
Foto: Ascom Fórum das ADs

A votação do projeto de elevação da contribuição previdenciária para 14% (PL 22.971) foi interrompida, na tarde desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Centenas de servidores públicos ocuparam o plenário e impediram a continuidade dos trabalhos. Os trabalhadores decidiram permanecer no local, o que levou o presidente da Alba, deputado Ângelo Coronel, a encerrar a sessão. A previsão é de que a votação ocorra na quarta-feira (12). A Adusb e o Fórum das ADs, em conjunto com diversas categorias do funcionalismo público, continuarão mobilizados para barrar de uma vez por todas o aumento da previdência.

Participe das atividades em Salvador.

“A mobilização do funcionalismo público conseguiu barrar a votação hoje. A ocupação do plenário foi fundamental para isso. Contudo, precisamos continuar resistindo, pois a bancada de Rui Costa vai tentar votar os PLs amanhã, na quarta. Precisamos fortalecer o movimento!”, alertou Sérgio Barroso, presidente da Adusb.

Desde a semana passada os servidores estão acompanhando as atividades na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados a não votarem a favor da elevação da previdência e da reforma administrativa. Na tarde de hoje (11), as galerias do plenário permaneceram fechadas, uma óbvia tentativa de impedir que os trabalhadores se manifestassem durante a sessão.

Mesmo do lado de fora, os servidores bradaram palavras de ordem e exigiram o fim da votação. Os protestos levaram o presidente da Alba às 15h a suspender a sessão por 30 minutos com a justificativa do barulho. Indignados com o tratamento dos deputados, os servidores forçaram a entrada e ocuparam o plenário.

Diante da impossibilidade de continuidade da sessão, o deputado Ângelo Coronel quis realizar a votação em outra sala, mas não houve acordo com a bancada da oposição. Portanto, a sessão da terça-feira foi encerrada e o PL 22.971 poderá voltar a ser pautado na quarta-feira (12).