Nova diretoria da Adusb toma posse

“É preciso estar atento e forte” foi a mensagem da diretoria da Adusb empossada na quarta-feira (13). A assembleia de posse foi marcada pela avaliação das lutas travadas pela categoria no último período. O evento contou com ampla participação dos docentes do campus de Itapetinga, do presidente do Andes-SN, da comissão eleitoral, do reitor da Uesb e de representação da Adufs.

A comissão eleitoral comunicou os números da votação que elegeram a chapa “Resistência e Luta pela Base” para diretoria da Adusb, biênio 2019-2021. Foram 388 votantes nos três campi da Uesb, sendo 357 favoráveis. O comparecimento às urnas foi de 44%, um aumento no número de docentes participantes em relação aos pleitos anteriores.

O ex-presidente da Adusb e atual diretor de comunicação, Sérgio Barroso, agradeceu a presença das representações presentes na assembleia de posse e os votos na chapa. Sérgio pontuou que “vão ser dois anos difíceis os que estão por vir. O governo Rui Costa atacando duramente as universidades e a própria categoria docente, mas eu tenho certeza que a nova diretoria está preparada para fazer esse enfrentamento e organizar a luta dos docentes da Uesb, porque só a luta muda a vida”.

Soraya Adorno, presidente eleita, diz que “a nova diretoria assume numa conjuntura adversa tanto em nível estadual quanto nacional. Especialmente na conjuntura do Estado da Bahia estamos sofrendo vários ataques ao Estatuto do Magistério Superior, ataques esses que estão nos obrigando, a partir da próxima assembleia, a levar para a categoria o indicativo de estado de greve. Não havendo, então, abertura do diálogo do governador Rui Costa com o Movimento Docente, muito provavelmente será deflagrada uma greve”.  

Consciente de que a luta à frente da categoria é constante, a presidente ressalta, “nós já estamos organizando ações e atividades para a próxima segunda-feira, dia 18, para mobilizar e esclarecer a categoria quanto a esses ataques [do governo estadual]”.

Confira a composição da nova diretoria da Adusb:

Presidente: Soraya Mendes Rodrigues Adorno

Vice-presidente: Alexandre Galvão Carvalho

Secretária geral: Iracema Oliveira Lima

Diretor financeiro: Rosalve Lucas Marcelino

Diretora de relações sindicais: Suzane Tosta Souza

Diretora acadêmica: Sandra Cristina Ramos

Diretor de comunicação: Sérgio Luiz Carmelo Barroso

Primeiro suplente: Josias Alves de Jesus

Segundo suplente: Daíse Cardoso de Souza Bernardino

Diretoria Regional de Jequié

Vice-presidente: Hayaldo Copque Fraga de Oliveira

Secretária: Alba Benemérita Alves Vilela

Diretora sindical: Ana Angélica Leal Barbosa

Diretor financeiro: Jeferson Chagas do Nascimento

Primeiro Suplente: André Souza dos Santos

Diretoria Regional de Itapetinga

Vice-presidente: Andrea Gomes da Silva

Secretária regional: Patrícia Araújo Abreu Cara

Diretor financeiro: Janio Benevides de Melo

Diretor sindical: Edilson Ferreira Batista

Primeira suplente: Marilyn da Rocha Campos