Fórum Sindical e Popular prepara mobilizações contra os cortes na educação e a reforma da previdência
Reunião realizada no dia 20 de maio no Sindicato dos Bancários

Os preparativos para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação (30 de maio) e a Greve Geral (14 de junho) já foram iniciados em Vitória da Conquista. O Fórum Sindical e Popular  esteve reunido na segunda-feira (20) para planejar a atividade. Nos próximos dias as ruas da cidade voltarão a ser ocupadas pelo fim dos cortes nacionais, estaduais e municipais na educação e contra a reforma da previdência. A próxima reunião de organização acontecerá no dia 27 de maio às 18h no Sindicato dos Bancários.

Dia Nacional em Defesa da Educação Pública

Após o sucesso da Greve Nacional da Educação, entidades do setor, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), convocaram uma nova atividade para o dia 30 de maio. A atividade em Vitória da Conquista será organizada pelo Fórum Sindical e Popular (FSP)

A Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), em greve desde o dia 9 de abril, também constrói com o FSP a mobilização. “Estaremos na rua para denunciar que os cortes na educação também acontecem na Bahia. Rui Costa critica a postura do governo federal, mas faz o mesmo tipo de política por aqui. Nos últimos dois anos R$ 110 milhões deixaram de chegar nas Universidades Estaduais, prejudicando o funcionamento e o serviço que prestamos à população”, pontua o Diretor de Comunicação da Adusb, Sérgio Barroso.

Greve Geral

As centrais sindicais convocaram o dia 14 de junho como greve geral com o objetivo de barrar a Reforma da Previdência (PEC 06/2019), que tramita da Câmara dos Deputados. De acordo com os sindicatos, a reforma aumentará a idade mínima e o tempo de contribuição, com redução do valor dos benefícios, o que dificultará o acesso à aposentadoria no Brasil.

“O governo diz que a Reforma da Previdência combaterá privilégios e economizará R$ 1 trilhão. O que não falam é que de 9 entre 10 aposentados no Brasil hoje recebem apenas até dois salários mínimos de aposentadoria. Essa dita economia do governo será feita à custa dos direitos dos trabalhadores e não podemos aceitar isso”, alerta Sérgio Barroso.

A reunião do Fórum Sindical e Popular, que acontecerá no dia 27 de maio, é aberta ao público e deverá aprovar a programação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação.