Linha do tempo: 45 dias de luta contra os ataques do governo Rui Costa

04/04/2019 – Greve é aprovada por professores da Uesb

Os professores decidiram pela greve, com início agendado para 9 de abril. A luta é por reajuste salarial, respeito aos direitos trabalhistas e recursos para as Universidades Estaduais.

08/04/2019 – Governo se reúne com reitores

Por conta da força da greve, em reunião com os reitores, o governador liberou R$ 36 milhões para investimento das Universidades Estaduais. Apesar do avanço, o montante não representa nem 50% do que foi contingenciado nos últimos dois anos.

10/04/2019 – A força da greve conquista reunião com líder do governo

Deputados da bancada governista propuseram reabertura do diálogo desde que o movimento suspendesse a greve. Os docentes se recusaram, permaneceram em greve e a reunião ocorreu.

11/04/2019 – Ato público em Salvador

Com faixas, cartazes e panfletos, estudantes e professores da Uefs, Uneb, Uesb e Uesc realizaram um ato público, na Av. Tancredo Neves, para dialogar com a população sobre as dificuldades enfrentadas pela educação superior.

13/04/2019 - Fórum das ADs reúne-se com o Secretário de Educação

A pressão do movimento grevista fez com que o Secretário propusesse atender promoções e progressões aos docentes da Uesc, Uesb, Uefs e Uneb. O governo se recusou a apresentar proposta sobre os demais pontos de pauta.

16/04/2019 - Governo abre mesa de negociação

Apesar da presença dos diversos representantes do governo, pouco se avançou nas propostas. Foi reafirmada a concessão de promoções e progressões.

25/04/2019 - Adusb fortalece o ato público do dia 25 de abril

Cerca de 1.500 pessoas ocuparam o Campo Grande em Salvador para denunciar os problemas da educação superior pública baiana e o arrocho salarial imposto pelo governador Rui Costa (PT).

30/04/2019 – Governo corta salários

A medida do governo foi uma tentativa de repressão ao movimento grevista. Docentes da Uesb de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista fecharam os portões da Universidade em protesto.

07/05/2019 - Ato e audiência pública demonstram força e crescimento da greve

Professores e estudantes marcharam até a governadoria e ocuparam o auditório da Assembleia Legislativa em uma audiência pública pelo ensino superior baiano. Deputados foram cobrados a resolverem os problemas das Universidades.

08/05/2019 - Fórum das ADs busca OAB para discutir as Universidades Estaduais

O movimento docente apresentou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a situação de corte, contingenciamento e desrespeito à autonomia universitária, praticados pelo governo Rui Costa. 

09/05/2019 - Uesb na Praça mostra a importância da universidade pública

A produção da Uesb foi socializada em praças de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A atividade mostrou para a população a importância da universidade para o desenvolvimento da região.

13/05/2019 – Fórum das ADs volta a se reunir com o governo

Apesar do avanço em termos de diálogo, não houve apresentação de novas propostas. O governo se recusa a discutir orçamento, reajuste salarial e outros pontos de pauta.

15/05/2019 – Professores e estudantes da Uesb participam da Greve Nacional da Educação

A comunidade acadêmica cobrou coerência do governador Rui Costa, que critica os cortes nas Universidades Federais, mas realiza o mesmo tipo de política nas Universidades Estaduais.

20/05/2019 - Professores mantêm greve na Uesb

A avaliação é de que a proposta do governo ainda não responde às reivindicações de orçamento, salário e parte dos direitos trabalhistas. Não há sequer o compromisso do governo de não mais alterar o estatuto do magistério, por isso a greve continua.