#30M | População fortalece a luta pela educação e diz não à Reforma da Previdência

A indignação com os cortes na educação e a tentativa de desmonte da Previdência levaram centenas de milhares de pessoas às ruas de todo Brasil na quinta-feira (30). A Adusb construiu atividades em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista para denunciar a crise nas Universidades Estaduais da Bahia. Professores, estudantes e técnicos da Uesb cobraram que o governo Rui Costa atenda às reivindicações do movimento grevista, iniciado há quase dois meses.

Faixas, camisas e pirulitos levados pelos docentes da Uesb criticaram o corte de R$ 110 milhões no orçamento das Universidades Estaduais da Bahia feito por Rui Costa nos últimos dois anos. O governo foi criticado por cortar os salários dos grevistas e a não avançar na negociação.

Vitória da Conquista

Estiveram no ato todos os setores da educação, da básica ao superior, da pública à privada. A unidade foi construída em torno do combate aos cortes nacionais , estaduais e municipais na educação. “Pode chamar de contingenciamento, pode chamar de redução de orçamento, não interessa. Governo que tira dinheiro da educação, não é governo bom. Não presta. Não interessa o nome que ele dá para a retirada de dinheiro. Educação merece investimento de qualidade. Um país sem educação não é um país desenvolvido”, defendeu Sérgio Barroso, membro do Comando de Greve da Adusb.

Além de denunciar a situação da educação superior na Bahia, a Adusb também questionou a Reforma da Previdência, que pretende aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição, reduzindo o valor das aposentadorias. Iracema Lima, membro do Comando de Greve da Adusb defendeu que ao “invés de reformarmos a previdência para atender à elite financeira desse país, os políticos deveriam estar pensando como taxar as grandes fortunas e não aumentar o ataque à classe trabalhadora”.

Itapetinga

Além da marcha com concentração na Praça Dairy Valley, os professores da Uesb participaram de uma sessão especial na Câmara de Vereadores sobre as Universidades Estaduais da Bahia. Os docentes Andrea Gomes, Edilson Batista, Edmacy de Souza, Nelma Gusmão e Soraya Adorno foram responsáveis por levar as informações sobre a UESB, com o objetivo de evidenciar a importância da universidade para a economia e para a transformação social local e no Estado. A sessão foi marcada por depoimentos de estudantes egressos. “Foi muito positivo porque ao final eles [os vereadores] afirmaram que entendem a importância da universidade e fizeram a propositura de um documento em apoio às universidades e à greve docente”, ressaltou Andrea Gomes. A expectativa é que o documento seja publicado na semana que vem.

Jequié

A passeata iniciada na Câmara de Vereadores contou com a presença de professores e estudantes da UESB, IFBA, da educação básica e alguns coletivos locais. “Percorremos o centro da cidade, num grande e pulsante movimento, denunciando os ataques de Bolsonaro e Rui Costa à educação pública, rechaçando, através das palavras de ordem dos estudantes, as fake news divulgadas contra o ato, mostrando a força do coletivo e também reforçando nossa recusa às propostas de Reforma da Previdência postas”, conta Hayaldo Copque, membro do Comando de Greve da Adusb.

Assista CLICANDO NESTE LINK a Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Itapetinga, que discutiu a situação das Universidades Estaduais da Bahia.