Prorrogado prazo para solicitação de empréstimos do Fundo de Solidariedade até 8 de julho

Com a permanência dos problemas no pagamento dos salários, professores filiados à Adusb poderão solicitar empréstimo ao sindicato até o dia 8 de julho. Os pedidos devem ser de até R$ 2 mil e serão priorizados aqueles que não receberam seus vencimentos de junho. A diretoria da Adusb considera que o governo Rui Costa descumpriu o termo de acordo com o lançamento das faltas-greves de meses anteriores, piorando os recorrentes erros nos contracheques gerados pelo sistema RH Bahia.

Leia mais sobre os salários.

Movimento docente cobra providências do governo

Muitos professores da Uesb tiveram descontos totais ou parciais no salário de junho, mesmo com a folha suplementar do dia 29. O desconto duplicado da previdência foi um dos problemas mais comuns encontrados. Por conta da pressão do movimento docente, o governo agendou uma reunião na quarta-feira (3) para discutir a situação. A diretoria da Adusb cobra a resolução definitiva para a questão e a disponibilização de uma nova folha de pagamento suplementar ainda essa semana para ressarcir os valores descontados indevidamente.

“É importante observar que para o Movimento Docente o simples desconto de faltas no contracheque de junho já caracteriza quebra do acordo por parte do governo, mesmo a secretaria da SERIN afirmando que não houve quebra. Ao mesmo tempo, a secretaria demonstra que o governo quer resolver as inconsistências, propondo uma reunião com o Fórum das Ads na quarta-feira (3). Esperamos que nesta reunião o governo nos apresente soluções eficazes e imediatas”, ressaltou Soraya Adorno, presidente da Adusb.

A quebra do termo de acordo, os repasses da reunião do dia 3 e os problemas com os salários serão debatidos na assembleia da Adusb do dia 8 de junho, em Itapetinga. Docentes interessados em participar dos campi de Vitória da Conquista e Jequié devem se inscrever no transporte até a quinta-feira (4) às 17h.

Veja o edital de convocação.

Empréstimos

Todos docentes filiados que tiveram cortes integrais ou parciais nos salários nos meses de abril, maio ou junho, poderão pedir empréstimo de até R$ 2 mil. Até o momento todas as demandas foram atendidas, contudo, caso haja necessidade, serão atendidos prioritariamente os que tiveram contracheque zerado em junho.

Quem desejar pedir o empréstimo deve se dirigir à secretaria da Adusb do seu Campus para obter detalhes do processo. Os empréstimos serão garantidos pela Adusb e o dinheiro ressarcido ao sindicato quando os salários forem pagos.

Os recursos do Fundo de Solidariedade são da Adusb e das contribuições voluntárias de professores da Uesb. Os critérios para empréstimo foram definidos em assembleia.