Professores pressionam e governo se compromete a resolver os problemas dos salários de junho até dia 12
Foto: Ascom Fórum das ADs

O Fórum das ADs esteve reunido extraordinariamente na quarta-feira (3) com o governo Rui Costa para discutir os erros no pagamento dos salários de junho. Os secretários Jerônimo Rodrigues (SEC), Edelvino Góes (SAEB), e Cibele Nascimento (SERIN) estiveram presentes e responsabilizaram o RH Bahia pelos problemas. Após tensionamento dos professores, o governo se comprometeu a lançar uma nova folha de pagamento até o dia 12 de julho, para ressarcir todos os descontos indevidos (faltas-greve, previdência e outros), com a possibilidade de, até o dia 8, corrigir os casos de salários zerados. A Adusb está acompanhando os trabalhos da Assessoria de Gestão de Pessoal/Coordenação de Pagamentos (AGP/COPAG/UESB) para que o relatório seja enviado até a sexta-feira (5), sem a necessidade de ida dos docentes ao setor.

Leia mais sobre os problemas dos salários.

Durante a reunião, a diretoria da Adusb foi firme ao denunciar que o governo descumpriu o acordo ao fazer o lançamento de faltas após a assinatura do termo para o fim da greve. Os representantes do governo reconheceram a existência dos problemas com os pagamentos, mas insistiram em dizer que não se tratou de algo intencional, pois eram inconsistências no RH Bahia. O Movimento Docente foi categórico em afirmar que independente da causa, a responsabilidade é exclusiva do governo.

As Associações Docentes comunicaram o governo sobre a situação dos contracheques antes do primeiro pagamento de junho e ainda assim o impasse não foi resolvido. A presidente da Adusb, Soraya Adorno, afirmou que “o acordo firmado era o pagamento integral do mês de junho, sem faltas de nenhum tipo. Se as faltas apareceram no sistema, foi alguém que lançou, contrariando os termos do acordo assinado para saída da greve. Avisamos sobre os erros antes do dia 20 de junho e mesmo com a folha suplementar do dia 29 a maioria dos professores não recebeu pagamento do valor integral. É inconcebível que o governo continue defendendo a eficiência do RH Bahia, que desde janeiro, quando entrou em funcionamento, só traz prejuízos aos servidores e fere a autonomia universitária”.

O encaminhamento tirado em reunião é que as GRH das universidades encaminhem relatório com a situação de cada professor com problema no pagamento de junho até a sexta-feira (5). Como a equipe da GRH da Uesb é reduzida e não há tempo viável para o atendimento de todos docentes pessoalmente, a Adusb irá acompanhar os trabalhos para que a conferência seja feita de forma automatizada, sem necessidade da presença dos professores.

Consignados e contracheques

Com o corte de salários, consignações em folha (empréstimos, planos de saúde, financiamentos, etc) não foram pagas, gerando mais transtornos. Além disso, são rotineiras as reclamações de professores que não conseguem acessar seus contracheques no sistema RH Bahia, o que dificulta e muito a conferência dos pagamentos. O Movimento Docente cobrou do governo providências para ambas questões.

O governo afirmou que não houve problema com os consignados e que os casos considerados por eles como “excepcionais” devem ser comunicados via GRH. O entendimento do governo é que há condições para que os descontos das consignações não sejam duplicados quando os salários cortados começarem a ser pagos em julho. Sobre os contracheques, o governo negou restrição ao acesso, mas informou que irá averiguar e corrigir, caso necessário. A diretoria da Adusb já solicitou à assessoria jurídica um parecer sobre a situação dos empréstimos consignados não pagos, uma vez que as explicações do governo foram consideradas insatisfatórias.

Mais uma vez, a diretoria recomenda fortemente a toda a categoria que imprima e confira seus contracheques do ano de 2019 minuciosamente. Àqueles/as que estão sem acesso ao contracheque, a diretoria recomenda entrar em contato com a AGP/UESB (77 3424 8743), a partir da segunda (8).

Promoções

O projeto de lei (23.392/2019) necessário para atender as 900 promoções previstas no termo de acordo da greve foi enviado à Assembleia Legislativa. A previsão é que entre em votação no dia 6 de agosto, assim que o recesso for concluído.

A próxima reunião com o governo será no dia 10 de julho na Secretaria de Relações Institucionais e será a primeira rodada da mesa de negociações firmada no acordo para saída da greve.

Veja o PL 23.392 na íntegra.

Fonte: Adusb com informações do Fórum das ADs