Adusb resiste à hostilidade de bolsonaristas e faz protesto em inauguração

Professoras e professores da Uesb protestaram contra os governos Bolsonaro e Rui Costa durante a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Os manifestantes criticaram a Reforma da Previdência e os ataques à educação pública nas esferas federal e estadual. A categoria enfrentou dificuldades para entrar no local com os materiais de denúncia, extrema hostilidade dos apoiadores do presidente, apesar do protesto pacífico.

O processo de inauguração do aeroporto se tornou polêmica nacional, por conta das disputas entre os governos federal (PSL), estadual (PT) e municipal (MDB) pelos louros da construção. “É lamentável a postura dos governantes em relação às obras públicas. Um bem construído com recursos da população é reduzido a palco da pequena política”, apontou o vice-presidente da Adusb, Alexandre Galvão. Durante estes tensionamentos, o governador Rui Costa anunciou que não compareceria à cerimônia.

Ainda assim, a Adusb manteve a atividade, porém teve dificuldades em acessar o espaço público. O ônibus do sindicato foi parado pela primeira vez pela Polícia Rodoviária Federal, que subiu e revistou o transporte. A segunda intervenção foi feita por membros do Exército fortemente armados. Depois disso, a delegação foi obrigada a retornar ao ônibus para guardar materiais, pois a segurança não permitiu a entrada dos mastros das bandeiras, pirulitos e até mesmo garrafas de água. Os professores também retiraram o acabamento em madeira da faixa que apresentava críticas e os rostos de Bolsonaro e Rui Costa. A orientação era de que nada que “pudesse ser arremessado” poderia entrar no local da cerimônia. Ainda assim, depois de seguir as orientações, a referida faixa foi barrada pela segurança.

A Adusb compôs o bloco de resistência junto às demais entidades da cidade que defendem os direitos da classe trabalhadora e lutam contra a reforma da previdência e os ataques à educação. Apesar do discurso do Partido dos Trabalhadores contra a reforma da previdência, os apoiadores do governador Rui Costa não se fizeram presentes na inauguração. A ação mostra na prática quem de fato está na luta contra a retirada de direitos e quem se resume ao discurso, às preocupações eleitoreiras. É por razões como essas que a Adusb reafirma a importância de construir a luta sindical com independência política a partidos e governos.

Os bolsonaristas, entretanto, estiveram presentes e foram extremamente hostis com as entidades que protestavam no local, pacificamente e sem fazer ou aceitar provocações. Vaias, xingamentos, provocações e tentativas de expulsão geraram um forte clima de insegurança para os manifestantes.

Ironicamente Rui Costa desautorizou a Polícia Militar a fazer a segurança do evento e afirmou que não poderia “ficar botando a polícia pra bater em quem quer protestar”. A memória seletiva do governador esqueceu das diversas vezes que utilizou a mesma PM para reprimir docentes e estudantes das Universidades Estaduais da Bahia.

“Cumprimos nosso papel hoje de mostrar para esse presidente, de características fascistas, que estamos em luta contra seu projeto de retirada de direitos, de entrega das nossas riquezas para o capital internacional, de construção de um Brasil para os ricos. Seguiremos firmes na luta para dar um basta definitivo à reforma da previdência e aos cortes na educação pública”, concluiu Alexandre Galvão.