Saúde da mulher trabalhadora é tema de evento da Adusb

A roda de conversa “Opressões, Adoecimento Mental e Físico da Mulher Trabalhadora” será realizada no dia 8 de novembro às 18h30, na sede da Adusb, em Vitória da Conquista. O objetivo é abordar como o machismo e o capitalismo impactam na saúde das mulheres do campo e da cidade.

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Política de Classe para Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da Adusb (GTPCEGDS), em parceria com o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM) e o Coletivo LGBT Comunista. O debate será apresentado por Cleide Lima (GTPCEGDS/CFCAM), Daíse Cardoso (GTPCEGDS), Daniela Chaves (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Ivana Patrícia (Psicóloga) e Sandra Ramos (GTPCEGDS).

“As mulheres trabalhadoras estão expostas às precárias condições de trabalho. Estão submetidas a tripla jornada de trabalho e ainda sofrem com os assédios moral e sexual nestes ambientes. O Estado também opera uma série de políticas de controle dos corpos das mulheres. Tudo isso afeta sua saúde. Esta roda de conversa será um momento importante para refletirmos sobre essas questões e buscarmos formas de enfrentamento”, ressalta Sandra Ramos, membro do GTPCEGDS.

Ainda na oportunidade será lançada a cartilha “A culpa não é sua: Adusb em combate aos assédios moral e sexual”. O material sistematiza as principais dúvidas sobre os assédios moral e sexual, desde a concepção até os procedimentos necessários para combate. Trata ainda de especificidades do assédio dentro da universidade, inclusive como fazer denúncias.

Acesse a cartilha.